quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Contra Dengue: jogo educativo brasileiro fica entre os três melhores no I Games for Change


Desenvolvido por quatro alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o jogo Contra Dengue ficou entre os três melhores jogos da América Latina que atuam na transformação social no I Games for Change.

O game faz parte do site Ludo Educativo, que reúne vários jogos educacionais com os mais diversos temas. O site foi criado há dois anos por um aluno da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara e hoje é desenvolvido pelos estudantes do IFSP Rodrigo Bareato, Rener Baffa da Silva, Thiago Correa Camargo e Paulo Fernando Pereira.

O objetivo do jogo premiado, Contra Dengue, é eliminar os focos da doença espalhados evitando, assim, criadouros dos mosquitos transmissores da dengue, problema bastante comum no Brasil. A classificação do jogo foi na categoria Playground, que contempla jogos já desenvolvidos e em operação. Os outros jogos selecionados no evento foram o Viollin Vilan (do Brasil, para aprendizado de violino) e o El pez dourado (do Peru, que trata da temática da ecologia a partir de um peixe dourado).

Além do Contra Dengue, o grupo Ludo Educativo desenvolve outros 16 jogos eletrônicos, todos gratuitos e educativos, para alunos a partir do segundo ano do ensino fundamental. "Agora os planos são desenvolver jogos para crianças que estão sendo alfabetizadas, além de um sobre educação no trânsito e outro para concurso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)", conta Rodrigo Bareato.

Games for Change

Fundada em 2004, a organização sem fins lucrativos Games For Change atua em todo o mundo facilitando a criação e distribuição de jogos de impacto social que servem como ferramentas de crítica nos esforços humanitários e educacionais. Esta entidade pretende alavancar entretenimento e engajamento para o bem social. Games For Change é o maior evento da América Latina sobre o potencial benéfico dos games na educação, saúde, empreendedorismo, transformação social e cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário