quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Escolas públicas começam a entrar na era digital com investimento em tecnologias


Lousas digitais e computadores vão mudar a rotina em sala de aula, mas será que o professor está preparado? Responda nossa enquete ao lado

O ritmo da era digital nas escolas públicas é mais lento do que nas instituições de ensino na rede privada, por motivos óbvios relacionados à escassez de recursos, porém aos poucos a tecnologia também vai chegando. A Prefeitura de Araucária, na região metropolitana de Curitiba, decidiu investir verbas próprias no programa Um Computador por Aluno em Araucária (UCAA) e vai beneficiar 1,5 mil alunos com a distribuição de laptops para as instituições de ensino da rede. Até o fim do ano, mais 12 escolas municipais farão parte do programa, totalizando 7 mil estudantes beneficiados. Os laptops comprados são do modelo Classmate, netbook educacional produzido pela Positivo Informática.

Em Taboão da Serra, na Grande São Paulo, as escolas municipais de ensino fundamental vão receber, da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, lousas digitais, que serão instaladas nos laboratórios de informática. O recurso, com o auxílio de um computador e um projetor, disponibiliza softwares e possibilita conexão com a internet, projetando imagens e oferecendo novas possibilidades de ensino para todas as disciplinas. As lousas serão entregues este mês e em setembro.

E você, professor de escola pública, já possui recursos tecnológicos à sua disposição em sua escola? Está preparado para usar novas tecnologias em sala de aula? Conte para gente nos comentários e também não deixe de responder, na nossa enquete ao lado, se você gostaria de trabalhar com a lousa digital. Participe, queremos saber a sua opinião!

4 comentários:

  1. Oi pessoal!
    Em primeiro lugar, parabéns pelo blog e iniciativa bacana de motivar os professores para o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC). Eu sou adepta da informática educativa desde 1996. E da internet, desde que chegou à escola em 2003. Passamos por poucas e boas para conseguirmos realizar um trabalho que envolvesse alunos e professores, mas conseguimos! Adoraria trabalhar com lousa digital ou com um computador por aluno! Nossa, saberia muito bem o que fazer com eles! Mas, me aposentei dessa escola! Mesmo assim, continuo contribuindo com ela voluntariamente, uma vez por semana. Também ajudo o professor da oficina de informática da outra escola pública, na qual estou afastada por motivo de voz. Criamos um blog para trabalhar com os alunos. http://oficinanobre.blogspot.com e http://teofilopreservamata.blogspot.com. Também tenho um blog pessoal no qual divulgo minha trajetória http://jmzimmer.blog.uol.com.br Adoraria uma visita. Abraço,
    Josete

    ResponderExcluir
  2. Olá Josete,
    Obrigada! Continue acompanhando nosso blog. Ficamos contentes de ver uma professora tão empolgada e ativa com as TICs. Você é um exemplo a ser seguido. Vamos visitar os blogs que indicou dos alunos e o seu também!
    Abraços.
    Yannik D´Elboux
    Repórter

    ResponderExcluir
  3. Pessoal,
    muito interessante o trabalho das Prefeituras e a divulgação de vocês , eu faço Mestrado exatamente falando da formação dos professores públicos diante das proposta tecnológicas. Como as secretarias de educação estão atualizado ou melhor preparando os professores para a mudança do giz para as tecnologias de informação e comunicação. Esse artigo é muito bom.
    Miriam

    ResponderExcluir
  4. Comprei meu próprio projetor, porque a escola onde trabalho o possui, mas a direção não o retira do armário com medo de que seja roubado. Entretanto, não me permitem usa-lo, com a justificativa que se acontecer algo, não se responsabilizam pelo mesmo. Tenho tentado comprar um Mimeo, mas o custo ainda é alto demais.

    ResponderExcluir